Quantcast
Channel: Jordan Lee – Música Instantânea
Viewing all articles
Browse latest Browse all 12

Resenha: “Thunder Follows The Light”, Mutual Benefit

$
0
0

A leveza que embala os trabalhos de Jordan Lee parece longe de chegar ao fim. Desde que foi descoberto, durante o lançamento do excelente Love’s Crushing Diamond (2013), o cantor e compositor norte-americano vem se especializando na produção de um som cada vez mais sensível, mágico, delicadeza que se reflete a cada nota, melodia detalhista, lamento ou verso embriagado pelos sentimentos que invadem a mente do artista.

Terceiro álbum de estúdio do Mutural Benefit, Thunder Follows The Light (2018, Transgressive Records) preserva a essência dos antigos trabalhos de Lee, porém, dentro de uma nova estrutura. São melodias delicadamente tecidas dentro de estúdio, base para a fina tapeçaria instrumental que cobre toda a superfície do trabalho. Movimentos contidos, precisos, como uma natural extensão de tudo aquilo que o cantor havia testado no disco anterior, Skip a Sinking Stone (2016).

Inaugurado pela delicada Written in Lightening, o registro ganha forma aos poucos, em uma composição quase atmosférica. São violões, arranjos de cordas e batidas sempre pontuais, complementares, refinamento que vem sendo explorado desde a chegada de Love’s Crushing Diamond. Mesmo a voz de Lee em nenhum momento parece se alterar, confessando segredos, tormentos e sentimentos de forma deliciosamente acolhedora, confortando o ouvinte.

O mais interessante talvez seja perceber como essa completa leveza serve da alicerce para a força poética e completa entrega de Lee. São orquestrações econômicas, mas que acabam desembocando em um oceano de versos melancólicos, naturalmente próximos do público. Um permanente estágio de dor e aceitação, como se o músico norte-americano cantasse sobre um passado ainda recente, fresco na própria memória.

Porque eu acho melhor não chorar / Para uma ficção de como as coisas costumavam ser / Porque tenho a sensação de que isso nunca vai acontecer“, canta em Come To Pass, música que soa como um encontro entre Sufjan Stevens e Sigur Rós, prendendo a atenção do ouvinte pela forte carga emocional que invade a construção dos versos. Composições como No Dominion, Waves, Breaking e New History, montadas a partir de fragmentos da profunda entrega exposição sentimental do artista.

Precioso, como tudo aquilo que vem sendo produzido pelo Mutual Benefit desde o início da carreira, Thunder Follows The Light funciona como um convite a se perder em um universo de melodias detalhistas e versos sempre tocantes de Jordan Lee. Uma obra que talvez peca pela parcial ausência de inovação quando voltamos os ouvidos para os antigos trabalhos do músico, porém, encantadora na forma como se projeta de maneira honesta até o último segundo.

 

O post Resenha: “Thunder Follows The Light”, Mutual Benefit apareceu primeiro em Música Instantânea.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 12

Latest Images

Trending Articles





Latest Images